A Gestão de Marcas ou Branding objetiva criar um relacionamento entre a sua marca e o seu público-alvo, a partir de estratégias de interação a fim de promover vendas e fidelizar clientes.
Os brindes promocionais são a melhor opção de ferramenta de relacionamento. Segundo a última pesquisa realizada pela ASI, (maior organização de meios de comunicação e brindes dos Estado Unidos), revelam que os brindes promocionais superam a propaganda por tv, rádio e publicidade escrita, sendo apontados como a mídia publicitária mais efetiva.
Nesse artigo vamos falar sobre a eficiência dos brindes promocionais como ferramenta de relacionamento. Confira!
PORQUE INVESTIR EM BRINDES PROMOCIONAIS?
Normalmente, o cliente torna-se fiel à marca não apenas pela funcionalidade e benefícios que seus produtos oferecem, mas também e, principalmente, por confiar em seus princípios e ideais.
Quando o cliente escolhe uma marca específica, ele avalia, principalmente, o quanto ele se identifica com aquela empresa. Ele não procura apenas adquirir um produto, mas o motivo dele estar sendo vendido.
Você deve estar se perguntando, o que os brindes têm a ver com isso?
Tudo! Os Brindes promocionais têm papel essencial ao estimular a lembrança constante da marca, além de ressaltar a importância daquele cliente presenteado para a empresa.
Por isso, eles têm função imprescindível no Branding. Eles promovem a divulgação da essência da marca.
O objetivo primordial de uma empresa jamais deve ser o seu rendimento financeiro, mas sim o de alcançar um objetivo maior, uma missão..
Por isso, um Branding inteligente e assertivo envolve investimento em brindes. Eles são fundamentais para trazerem resultados positivos para a sua empresa.
Os brindes devem ser empregados para atingir todo o público-alvo de sua empresa.
Vale a pena investir, pois eles são a representatividade de sua marca.
É super importante construir um relacionamento sólido com seu cliente. Isso é a base do marketing promocional.
Nesse sentido os brindes são uma excelente estratégia, além de satisfazerem, são extremamente eficazes.
Em geral, os clientes gostam de receber presentes, lembranças que podem ser entregues no ato da compra ou em qualquer outra ocasião, desde que sejam produtos de qualidade, úteis e gratuitos.
E se eles puderem escolher o seu brinde, o sucesso é ainda maior. Afinal, quem não quer ter autonomia para realizar a sua compra e ainda escolher o seu mimo?
BRINDES SÃO MAIS EFICIENTES QUE A PROPAGANDA POR TV, RÁDIO E PUBLICIDADE ESCRITA
Em última pesquisa realizada pela ASI, (maior organização de meios de comunicação e brindes dos Estado Unidos), sobre o mercado promocional, apontou dados bem interessantes a respeito dos brindes:
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- 84% das pessoas lembram-se da empresa anunciante dos brindes que receberam;
- 42% têm uma impressão mais favorável da marca depois de ter recebido um brinde;
- 24% indicaram ser muito provável que façam negócios com a empresa por causa dos brindes promocionais recebidos;
- A maioria dos participantes (62%) fizeram negócios com a empresa anunciante, depois de ter recebido brindes;
- Os brindes promocionais mais efetivos são as canetas com 54%, seguido por chaveiros, camisetas, bonés e sacolas;
- 81% permanecem com a maioria dos brindes promocionais porque os consideravam úteis;
- 75% dos participantes usaram seus brindes por quase 7 meses.
Ou seja, os brindes promocionais melhoram e reforçam o relacionamento com o cliente, além de auxiliarem para que a marca esteja em evidência.
A partir dos dados apresentados pela pesquisa supracitada, é possível concluir que brindes promocionais só trazem resultados positivos e favoráveis às empresas. Eles fazem a promoção de sua marca de uma forma que nenhum meio de comunicação permite, e ainda aumentam a intenção de compra.
ESCOLHA O BRINDE CERTO: CONHEÇA SEU PÚBLICO
Mas, é muito importante conhecer bem o seu público para que a estratégia dos brindes cause efeito positivo. Geralmente, os consumidores optam por brindes personalizados, que sejam de boa qualidade, portanto, duradouros, e, principalmente, úteis.
Muitas vezes, pen drives, carregadores de celulares e mouse pads podem ser brindes mais bem vistos pelos seus clientes do que um chaveiro, por exemplo. Depende muito do nicho de sua empresa.
Os brindes estreitam o seu relacionamento com o cliente e, também, criam uma conexão forte com a marca.
Pontos positivos de sua empresa também podem ser enfatizados através dos brindes. Eles podem transmitir mensagens, como por exemplo, demonstrar que a sua empresa é sustentável, usando brindes ecologicamente sustentáveis, como bolsas ecobags, passando a mensagem de que ela se preocupa com o meio ambiente.
Esse tipo de iniciativa cativa o cliente e é exatamente por isso que não é necessário aguardar uma data específica para se investir em ações de brindes.
Para estreitar o seu relacionamento com o cliente utilizando-se os brindes, o ideal é usar ações durante o ano todo: dia das mães, natal, dia do cliente, ou como ações institucionais e promocionais, como o aniversário da empresa.
Os brindes também podem ter um outro papel. Se algum dia, por qualquer razão a sua empresa possa ter deixado uma imagem ruim para algum cliente, eles podem amenizar, demonstrando, inclusive, como a sua empresa lida e se posiciona diante de determinadas situações.
Contudo, com tanta concorrência, conquistar um cliente não é uma tarefa muito fácil. Por isso, você deve investir em brindes, eles têm o poder de chegar até os seus clientes atuais, potenciais e consumidores finais, além de incrementar as vendas e a expor a sua marca. Eles são mimos essenciais, que derrubam a mídia convencional e impactam o cliente em um nível pessoal.
Como você pode observar, os brindes são imprescindíveis para a sua empresa. Eles não servem apenas para atrair clientes, mas, especialmente, para fidelizar os antigos clientes. Afinal, não é porque eles já consomem do seu negócio há mais tempo que não precisam ser cativados. Consumidores antigos também precisam se sentir mais valorizados para continuarem fiéis a sua marca.
Dessa maneira, você terá os melhores resultados das ações com brindes promocionais com os seus clientes. Além de fidelizar os consumidores mais antigos, eles continuarão a escolher a sua marca para as futuras compras e, consequentemente, o seu negócio lucrará mais e, ainda, trarão novos clientes por meio de boca a boca positivo.
Ao escolher a estratégia de distribuição de brindes para estreitar e ampliar o seu relacionamento com os seus clientes, procure por uma empresa que proporcione melhores produtos, de boa qualidade e invente brindes que você realmente acredita que agregará valor à sua marca.
Não se esqueça da importância da personalização e da preferência do seu público para que a distribuição de brindes atinja efetivamente os seus objetivos.
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